segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Substituindo a correia do motor

Todas as pessoas que dirigem um Fusca deveriam saber trocar a correia do motor, bem como ter sempre consigo uma correia e as ferramentas necessárias para trocá-la.
As ferramentas consistem em uma chave estrela de 13/16 mm e uma chave de fenda média.
Se a luz de advertência do alternador/dínamo acender no painel, pare o carro imediatamente e desligue-o. Verifique se a correia não rompeu. A correia além de acionar o alternador/dínamo também aciona a ventoinha do motor. Se ela arrebentar o motor irá ficar sem refrigeração, irá superaquecer em segundos e pode fundir rapidamente.
Para substituir a correia, gire a polia do alternador/dínamo e coloque a fenda existente atrás da polia à direita do centro da polia. Coloque uma chave de fenda nessa fenda da polia para impedir que ela gire enquanto você afrouxa a porca com a chave estrela.

Após remover a porca você pode remover a metade posterior da polia, uma pequena arruela em cone (apoio da porca) e os espaçadores (que são na verdade algumas arruelas que ficam entre as polias).

Devem existir muitos espaçadores entre as polias. São eles que regulam a tensão da correia. Quanto mais arruelas estiverem entre as polias, mais frouxa ficará a correia e vice-versa. Encontrar a quantidade certa de espaçadores é a parte mais difícil deste trabalho. Antes de pôr a correia nova, coloque umas poucas arruelas a mais em relação as que estavam sendo usadas com a correia antiga (senão a correia nova ficará muito esticada).

Agora vamos lá. Coloque a correia nova no lugar e recoloque a metade posterior da polia. Aperte uma metade da polia contra a outra e vá acertando a correia na posição correta dentro da polia. Enquanto segura as metades da polias juntas (com a correia no meio) coloque a arruela em cone (apoio da porca) e a porca da polia no lugar. Dê um aperto inicial na porca com a mão (apenas para manter o conjunto montado).

Seja cuidadoso para não deixar a correia mal encaixada no "trilho" central da polia de forma que as metades da polia fiquem adequadamente aproximadas. Aperte a porca com a chave estrela. Com a mão, gire a polia algumas vezes para ajudar a correia a ficar bem centralizada na polia.

Agora, mais uma vez, use a chave de fenda para evitar que a polia gire enquanto você dá o aperto final na porca.

Verifique a tensão da correia. Deve haver uma folga na correia de aproximadamente 3 cm.

É recomendável checar a conservação da correia regularmente e substituí-la em caso dela apresentar fibras soltas, embranquecimento ou rachaduras na borracha (ressecamento). Afinal, esse cuidado se justifica pois é bem mais cômodo fazer esse serviço na oficina de casa do que na beira de alguma estrada deserta...

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