sábado, 24 de novembro de 2012

Artista cria Fusca com 8 toneladas de cimento


Talvez esse seja o Fusca mais pesado do mundo: 8 toneladas. Ele está no fundo do mar em Cancún, no México. Trata-se de uma escultura do artista inglês Jason deCaires Taylor, especializado em obras feitas de cimento. O carro foi reproduzido em proporções reais e jogado no fundo do mar para servir de abrigo para peixes e algas.
fusca1
O artista decidiu homenagear um dos carros mais famosos do México, onde ele vive. Conhecido no país como “votcho”, o Fusca foi produzido no país até 2003 – o último país a produzi-lo – e circula pelas ruas mexicanas como táxi até hoje. A réplica de cimento do clássico da Volkswagen, que traz um menino curvado sobre o para-brisas, recebeu o nome de Anthropocene e fica no Museu Subaquático de Arte (MUSA).
O Fusca foi construído com cimento de pH neutro,  para que pudesse ser colocado no fundo do mar sem interferir na fauna e flora. O artista pensou em vários detalhes, como furos nos vidros laterais que permitem acesso ao interior da escultura por peixes e algas. Assim como pequenas aberturas próxima ao assoalho, para que lagostas e outros crustáceos encontrem estruturas para procriação.
fusca2

Nenhum comentário:

Postar um comentário