sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dicas de mecanica #2



Conforme estavamos tratando no post Dicas de Mecânica para #1, um dos problemas principais para o NÃO funcionamento do motor, pode estar na parte...

O primeiro passo é verificar a chegada de corrente elétrica nas velas. Mas atenção, não precisa testar todas as velas!!!
Se você retirar o cabo central do distribuidor (aquele que vem da bobina) e encostar levemente em uma parte metálica do motor, com a chave de ignição do veículo ligada, vai causar surgimento de faísca. TOME CUIDADO para não fazer este contato perto do carburador, onde deve haver combustível.
O surgimento desta faísca garante a chegada de corrente até este ponto. Para que a corrente não esteja seguindo para as velas, é possível que o carvão da tampa do distribuidor esteja queimado. Esse carvão é aquele que faz o contato entre o cabo que vem da bobina e o cachimbo do distribuidor. Abra a tampa do distribuidor e de uma olhada neste carvão. Caso você perceba que ele está queimado, significa que não está passando corrente por ele. Nesse caso, troque o carvão, e a corrente voltará a circular normalmente.

Caso o carvão esteja em bom estado e ainda assim o carro não pega, existe as seguintes possibilidades:

- Bateria sem carga: claro que essa possibilidade você teria percebido logo que tentou fazer o carro pegar, pois o giro do motor de arranque estaria "mais lento e fraco" e com um ruído característico. Nesse caso a solução é empurrar o carro para fazê-lo pegar ou se você tiver um cabo, pedir auxílio da bateria de outro veículo para ligar o seu;

- Condensador queimado;

- bobina queimada.

Neste caso a solução vem pela troca da peça. Se você tiver uma de reserva, pode estar a salvo de ficar a pé!!! ;)

Em outros posts, estaremos dando mais alguns conselhos, para você que mesmo leigo em mecânica, está interessado em dedicar um tempo para mexer no seu fusqueta!!! Isso ai galera, vlw!!!

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