sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como economizar combustivel

O consumo é influenciado em grande parte pela forma como o motorista conduz o veículo, o problema pode estar também no veículo ou no combustível.
Acelerações bruscas, trocas erradas de marcha, janelas abertas, pneus murchos e ar-condicionado ligado são alguns dos descuidos que doem no bolso do consumidor após alguns quilômetros rodados.
Carregar mais peso do que a capacidade do carro é mais um desses erros. Segundo a BR, distribuidora da Petrobras, cada 50 Kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. Além do gasto desnecessário, o peso em excesso também causa desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus.
O excesso de velocidade também aumenta o consumo e de acordo com testes do Centro de Pesquisa da Petrobras, carros que andam a 100 Km/h gastam 20% a mais do que aqueles que não passam dos 80Km/h.
“Quando um cliente nos procura reclamando do gasto de combustível, além da revisão e do teste de proveta para verificar se a gasolina está adulterada, perguntamos em quais condições o carro é utilizado”, diz Wanderlei de Jesus Mota, gerente de pós-vendas da Viamar.
Dicas
1) Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como estas causam o desgaste prematuro do veículo;
2) Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;
3) Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;
4) Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;
5) Leve o carro à revisão para verificar filtros de ar e de combustível. O Motor desregulado consume até 60% mais combustível;
6) Evite carregar mais peso do que a capacidade do carro;
7) Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;
8) Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;
9) Pé no breque. Viajar a velocidades moderadas são mais econômicas;
10) Use uma planilha para anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida;
11) Abasteça no mesmo posto e peça que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado;
12) Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;
13) Não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio;
14) Não espere o tanque ficar na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores;
15) Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha a direção alinhada.

Fontes: Agência Nacional do Petróleo (ANP), BR Distribuidora e Viamar

2 comentários:

  1. Um ponto que interfere diretamente neste assunto é a manutenção, essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance. O motociclista deve respeitar a categoria de óleo especificada no manual do proprietário e manter o nível correto. Uma boa lubrificação evita aumento do atrito interno do motor, o qual gera perdas expressivas e diminui a vida útil, além de também diminuir o desempenho, aumentando o consumo.

    O Filtro de ar obstruído pode também aumentar o consumo em até 10%. A gasolina aditivada ajuda a manter o sistema de injeção e o motor em geral mais limpo
    durante um prazo bem maior. Motor ajustado, carburadores ou sistema de injeção limpo, velas limpas e com folga correta dos eletrodos são outros itens que devem ser verificados.

    Diversos detalhes interferem no consumo de combustível. Os pneus, por exemplo, devem ser calibrados conforme especificação do fabricante a cada semana, de preferência sempre quando estiverem frios.

    Por causa da pavimentação ruim das ruas, alguns motociclistas optam por diminuir a
    pressão dos pneus para obter mais conforto. Porém, a prática ocasiona desgaste irregular dos compostos e faz o consumo de combustível crescer em até 3%, assim como também aumentar o diâmetro do pneu, fazendo com que a moto perda em rendimento, aumentando ainda o atrito, o consumo e o desgaste do motor.

    seguro de moto com mais econmonia, saiba mais!
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  2. Excelente artigo, parabens, gostaria de opinar também sobre; um ponto que interfere diretamente neste assunto é a manutenção, essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance. O motociclista deve respeitar a categoria de óleo especificada no manual do proprietário e manter o nível correto. Uma boa lubrificação evita aumento do atrito interno do motor, o qual gera perdas expressivas e diminui a vida útil, além de também diminuir o desempenho, aumentando o consumo.

    O Filtro de ar obstruído pode também aumentar o consumo em até 10%. A gasolina aditivada ajuda a manter o sistema de injeção e o motor em geral mais limpo
    durante um prazo bem maior. Motor ajustado, carburadores ou sistema de injeção limpo, velas limpas e com folga correta dos eletrodos são outros itens que devem ser verificados.

    Diversos detalhes interferem no consumo de combustível. Os pneus, por exemplo, devem ser calibrados conforme especificação do fabricante a cada semana, de preferência sempre quando estiverem frios.

    Por causa da pavimentação ruim das ruas, alguns motociclistas optam por diminuir a
    pressão dos pneus para obter mais conforto. Porém, a prática ocasiona desgaste irregular dos compostos e faz o consumo de combustível crescer em até 3%, assim como também aumentar o diâmetro do pneu, fazendo com que a moto perda em rendimento, aumentando ainda o atrito, o consumo e o desgaste do motor.

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