quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Segurança nas quatro rodas


É através dos pneus que toda a potência do carro passa para a pista, por isso, eles merecem cuidados especial. Confira 8 dicas com o Fórum Fusca Ativo para focar na sua segurança e na vida útil dos pneus:

1 – Calibre os pneus toda a semana, seguindo a indicação do manual do fabricante do veículo. O uso de pneus e rodas diferentes modifica a performance do carro.
2 -Faça o rodízio. Troque os pneus dianteiros pelos de trás a cada 8.000 km, no caso de pneus radiais e a cada 5.000 km rodados, para os pneus diagonais. Utilize o estepe no rodízio.
3 -Evite a sobrecarga no carro. O excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta os riscos de estouro ou outros problemas.
4 – Faça a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas trabalham diretamente com os pneus.
5 – Use o pneu indicado para a superfície. O uso inapropriado provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade do veículo.
6 – Alinhamento e balanceamento devem ser feitos sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada 10.000 km, como indica o manual do usuário.
7 – Não permita o contato do pneu com derivados de petróleo, como solventes. Essa exposição pode danificar seriamente os materiais do pneu.
8 -Seja um motorista defensivo. Freadas fortes, mudanças bruscas na direção, cantar pneu e passar rápido em lombadas e buracos reduzem muito a vida útil dos pneus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário