Todas as pessoas
que dirigem um Fusca deveriam saber trocar a correia do motor, bem como
ter sempre consigo
uma correia e as ferramentas necessárias
para trocá-la.
As ferramentas consistem
em uma chave estrela de 13/16 mm e uma chave de fenda
média.
Se a luz de advertência do alternador/dínamo acender no painel,
pare o carro imediatamente e desligue-o. Verifique se a correia não
rompeu. A correia além de acionar o alternador/dínamo também
aciona a ventoinha do motor. Se ela arrebentar o motor irá ficar sem
refrigeração, irá superaquecer em segundos e pode fundir
rapidamente.
Para substituir a correia,
gire a polia do alternador/dínamo e coloque
a fenda existente atrás da polia à direita do centro da polia.
Coloque uma chave de fenda nessa fenda da polia para impedir que ela gire enquanto
você afrouxa a porca com a chave estrela.
Após remover a porca você pode remover a metade posterior da
polia, uma pequena arruela em cone (apoio da porca) e os espaçadores
(que são na verdade algumas arruelas que ficam entre as polias).
Devem existir muitos espaçadores entre as polias. São eles que
regulam a tensão da correia. Quanto mais arruelas estiverem entre as
polias, mais frouxa ficará a correia e vice-versa. Encontrar a quantidade
certa de espaçadores é a parte mais difícil deste trabalho.
Antes de pôr a correia nova, coloque umas poucas arruelas a mais em relação
as que estavam sendo usadas com a correia antiga (senão a correia nova
ficará muito esticada).
Agora vamos lá. Coloque a correia nova no lugar e recoloque a metade
posterior da polia. Aperte uma metade da polia contra a outra e vá acertando
a correia na posição correta dentro da polia. Enquanto segura
as metades da polias juntas (com a correia no meio) coloque a arruela em cone
(apoio da porca) e a porca da polia no lugar. Dê um aperto inicial na
porca com a mão (apenas para manter o conjunto montado).
Seja cuidadoso para não deixar a correia mal encaixada no "trilho" central
da polia de forma que as metades da polia fiquem adequadamente aproximadas.
Aperte a porca com a chave estrela. Com a mão, gire a polia algumas
vezes para ajudar a correia a ficar bem centralizada na polia.
Agora, mais uma vez, use
a chave de fenda para evitar que a polia gire enquanto você dá o
aperto final na porca.
Verifique a tensão
da correia. Deve haver uma folga na correia de aproximadamente 3 cm.
É recomendável checar a conservação da correia
regularmente e substituí-la em caso dela apresentar fibras soltas, embranquecimento
ou rachaduras na borracha (ressecamento). Afinal, esse cuidado se justifica
pois é bem mais cômodo fazer esse serviço na oficina de
casa do que na beira de alguma estrada deserta...
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