Segue o xequelisti, para todos os amigos do blog:
(é recomendável a realização das manutenções a seguir especialmente apos a compra)
1.
Troque todos os fluídos (freio, óleo de câmbio e óleo do motor. Quando
for trocar o óleo do motor, aproveite e troque a peneirinha de filtragem
- Ninguém nunca troca.).
(Freio: quando abaixar no reservatório/ Oleo de Câmbio: Completar anualmente/ Oleo: Cada 5.000 km)
2. Troque o filtro de ar e de gasolina (Quando aparentarem sujeira)
3. Se a correia tiver qualquer sinal de desfilamento nas bordas, troque-a. (quando necessário)
4. Troque as velas. Mesmo que aparentem bom estado, você não sabe o quanto já rodou. (quando necessário)
4. Troque as velas. Mesmo que aparentem bom estado, você não sabe o quanto já rodou. (quando necessário)
5. Troque o platinado e o condensador. São peças baratas e que incomodam muito quando estão deterioradas. (quando necessário)
6. Ligue o motor no escuro e dê umas aceleradas. Se enxergar fagulhas próximo aos cabos de velas, troque-os.
7. A alavanca do freio de mão deve travar até o terceiro ou quarto estalo. Se for mais, regule.
8. Se o motor estiver fazendo um barulho tipo tic-tic-tic sincronizado e meio alto, regule as válvulas.
9.
Levante cada roda (ou ponha o carro num eleva-car) e gire cada roda.
Ela deve girar bem livre e sem ruídos. Se estes ocorrerem, cheque
rolamentos quanto a estado e lubrificação e também o freio nesta roda.
10.
Gire a direção. Note que ela faz um breve movimento mais leve e então
fica mais pesada e começa a girar a roda. Isto é a folga, que não deve
ser muito grande. Se tiver muita, regule a caixa de direção ou troque-a.
11. Se o volante tremer em determinadas velocidades, pode ser rodas desbalanceadas ou componentes de suspensão com folga.
12.
Verifique (ou providencie) grossa borracha para ser colocada entre a
bateria e o banco traseiro do fusca. (Importantíssimo: Alto risco de
incêndio).
13.
Verifique estado da fiação no capo dianteiro e também no cofre do
motor. No caso de fios desencapados, fita zolante neles. Se for mais
grave, eletricista.
14. Verifique (com frequência) o funcionamento das luzes do carro.
15. Verifique lonas de freio (espessura).
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