História do Motor BOXER
Tudo começa com uma idéia, com um conceito, e este é
o primeiro rascunho feito por Porsche que se conhece, ele data de 1931.
Foi feito bem antes de 22 de junho de 1934 quando a saga do motor VW
Boxer definitivo teve seu início. O croqui leva a entender que a
primeira idéia de Porsche para motor era uma versão radial, o que foi
abandonado ainda na época dos protótipos da era "Pré-Volkswaven",
especificamente Zündapp.
Vários conceitos foram testados antes do motor
definitivo ser definido. Dentre as primeiras alternativas foi
considerada esta de duplos pistões, com uma solução técnica bastante
sofisticada. Foi preconizada por Porsche, mas acabou mostrando não ser
viável por problemas de refrigeração. À direta abaixo está o motor de
arranque combinado com o dínamo. A direita acima pode ser visto o motor
montado.
Os custos estavam e jogo, pois Hitler queria que o carro custasse menos
que 900 Reichsmark, o que era uma missão impossível. Também foi
estudado um motor de 2 cilindros que era inflexível e foi descartado a
favor do motor de Reimspiess.
Esta é a alternativa vencedora que foi projetada por Reimspiess, já com
a inclusão do radiador de óleo. Certamente, o motor diferiu
surpreendentemente pouco dos milhões proprietários do Fusca e de outros
carros acionados pelo motor VW Boxer em todo o mundo.
Ai está o motor "definitivo" já instalado no protótipo de 1938, estava
pronta uma das mais importantes peças de demonstração do Terceiro Reich -
o KDF-Wagen.
Por falar em propaganda, ai está o "patrocinador" do projeto admirando
um chassis exposto no Salão do Automóvel de Berlim em 1939, curiosamente
o ano em que a Alemanha declarou a Segunda Guerra Mundial. Os motores
VW Boxer passaram a ser usados nos campos de batalha acionando veículos
militares.
Linha de montagem de motores em 1940, em plena guerra, estes motores
equiparam Küblewagens e Schwimmwagens, pouquíssimos carros com a forma
do Fusca foram fabricados durante a guerra.
Adaptação do motor VW Boxer num Jipe leve (Kübelwagen) tinha 25HP.
Passada a guerra o futuro da fábrica ainda era um incógnita, mas graças
às Forças de Ocupação Britânicas o conceito criado por Porsche
sobreviveu e começou a passos trôpegos a sua fantástica carreira de
sucessos. Este é uma versão de 1945 do motor a ar, detalhe para o buraco
na saia traseira para a passagem da manivela de partida de emergência.
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