Os carros elétricos são considerados no mundo todo peças chaves na luta contra o aquecimento global. Apostando no que já começa a se tornar uma tendência mundial, ambiental e mercadologicamente falando, montadoras do mundo inteiro investiram na ideia e as vendas dos carros que não poluem crescem gradativamente ao redor do planeta.
No Brasil, esta iniciativa ainda não faz sucesso. Modelos híbridos trazidos pelas montadoras para o país custam em média R$ 100 mil a mais que os populares, e é este preço alto que espanta quem deseja adquirir um carro elétrico.
No Amazonas, um mecatrônico, um técnico em eletrônica, e um T.I. levaram um ano e meio para transformar um Fusca 86 em um modelo híbrido. Eduardo Mazzoni tem apenas 23 anos, e é formado em Tecnologia da Informação (T.I.). Junto com seu pai, o técnico em eletrônica Alfredo Araújo e o mecatrônico Alex Lopes, projetou o modelo que eles batizaram de ‘Eco Fusca’.
Segundo Eduardo, o carro é movido pela energia de 45 baterias de lítio, tem uma autonomia de 200 km e pode chegar a 160 km por hora, tudo isso sem precisar de marcha. O veículo conta ainda com um software, elaborado por Eduardo, que mostra todos os dados do carro, desde desempenho até mesmo nível das baterias.
De acordo com Araújo, o projeto está em constante evolução e algumas novidades já estão quase prontas para serem testadas. “Está em andamento um projeto que consiste em fazer o teto do carro todo de placas fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em energia. Além disso, temos uma ideia para fazer as rodas do carro gerarem energia. Concluídas essas duas etapas, nem será mais necessária a recarga pela tomada”, revelou.
Outra vantagem do Eco Fusca, segundo Eduardo, são os gastos, em comparação com os modelos existentes hoje no mercado. “De acordo com meus cálculos, com aproximadamente R$ 5 de energia elétrica ele faz 160km. Os carros comuns precisam de R$ 35 de gasolina para fazer os mesmos 160km, considerando 12km/litro e o preço de R$ 2,69 o litro”, calculou.
Além disso, Mazzoni revela que o custo para adaptar o fusca foi abaixo do preço de mercado dos carros híbridos e que o projeto pode ser implementado em qualquer veículo de quatro rodas.
“A adaptação do Fusca custou algo em torno de R$ 50 mil e eu creio que para modelos mais atuais esse custo é de aproximadamente R$ 60 mil. Esse valor é alto, se você compara com os carros comuns vendidos no mercado, mas se você pensar bem, este é um carro que se paga sozinho, e este preço ainda é mais em conta que o dos carros híbridos vendidos no Brasil”, disse.
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