segunda-feira, 11 de março de 2013

As 8 chaves mais interesantes

Spyker C8





A chave é na verdade um pesado disco de liga metálica com quatro botões: um para destrancar as portas e desativar o imobilizador, um para o capô e para a tampa do porta-malas, e os botões L e R para travar/destravar as portas individualmente. E a parte de trás é feita em vidro para que possamos ver seus componentes eletrônicos. Uma solução simples – porém não muito prática – que combina perfeitamente com esse supercarro de estilo quase antiquado.

Bugatti Veyron




Em um conceito parecido com o do Mustang B0ss 302, o Veyron também tem duas chaves. Uma delas, uma canivete que lembra muito a de qualquer Gol, é usada normalmente. A segunda, que apesar de parecer um inseto é bem mais trabalhada e bonita, serve para ativar o modo “top speed”, onde o Veyron pode passar dos 400 km/h. A chave deve ser acionada do lado esquerdo do banco do motorista com o carro ainda parado. Então é realizada uma checagem em todos os sistemas do carro e, quando tudo está em ordem, o motorista fica sabendo a melhor hora para testar todos os limites – os dele e os do carro.


Chave de cristal dos Aston Martin





A marca inglesa de esportivos de luxo já usou chaves da Volvo encapadas com couro em seus veículos mais caros em um passado não muito distante. Agora, como em um artefato muito antigo em algum filme de aventuras, tudo o que um Aston Martin precisa para funcionar (além do combustível, claro) é um cristal. Bem, na verdade é só um módulo eletrônico com um cristal na ponta, mas a gente não quer tirar a graça da coisa. Ele é inserido em um slot próprio e se torna um botão start/stop. E o visual é incrível.


Nissan Skyline GT-R R32





O emblema GT-R é um dos mais bonitos a estampar a lataria de um carro. O Skyline é mais um esportivo japonês de tração integral com base em um sedã, e como outros de sua categoria, é considerado uma barganha quando se trata de alta performance x baixo custo. Talvez o mais belo de todos, o GT-R R32 usava essa chave simples, mas muito bem acabada e decorada com o emblema. O GT-R atual (R35), nosso querido Godzilla, perdeu o nome Skyline mas mantém viva a tradição, e a popularidade da chave do R32 é tamanha que os donos do GT-R atual mandam fazer réplicas da chave para usar em seus carros.


Porsche 917




O Porsche 917 é simplesmente o mais insano dos bólidos de Stuttgart. Não bastasse sua potência superlativa (até 1600 cv quando era preparado para os treinos de classificação), o carro que deu à Porsche suas primeiras vitórias em Le Mans também era bastante leve: pesava pouco mais de 800 kg. Até sua chave era perfurada para pesar pouco.


Koenigsegg CCX





O CCX é talvez o maior adversário do Veyron na briga pelo posto de carro mais rápido do mundo. Só que, ao contrário do Veyron e seu exagero de potência necessário para mover rapidamente suas quase duas toneladas, o Koenigsegg CCX dá muito mais valor à aerodinâmica e ao baixo peso. Por outro lado, enquanto o Veyron usa uma discreta chave canivete, o supercarro sueco vem com uma enorme peça em metal no formato do emblema da marca – que, diga-se, tem um design muito legal.

Fusca




É difícil encontrar um Fusca com a chave original, mas ao nos depararmos com uma, fica a confirmação. Ela  não traz nenhuma função especial como as outras mas para nós é a mais valiosa,

Chave de fenda





Não é uma chave de carro, mas achamos interessante colocar a chave de fenda aqui. Entre as muitas coisas que podem não estar funcionando em um antigo está o miolo da ignição. E aí, até trocar a peça, uma boa chave de fenda poderá servir para dar a partida no bicho. E abrir as portas, o tanque de combustível....

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