Equipamento: chave de boca 10, chave de boca e L 13, chave de fendas comprida, se possivel, novas juntas da base do dínamo/alternador.
1- solte a porca que prende o dínamo a sua base (soltar a cinta), e afaste-a
2- solte os parafusos laterais da capelinha, em seguida, levante-a e chegue-a para o lado direito, de forma que a chave de fenda possa alcançar o parafuso (um dos 4 que prendem o dínamo na capelinha) que fica escondido atrás do carburador (caso seja carburação simples)
3- solte os 4 parafusos qu prendem o dínamo a capelinha
4- puxe o dínamo.
5- remova a base do dínamo
6- instale a base do alternador (se possivel, troque as juntas, ou vede com silicone)
para instalar o alternador, o processo é inverso.
elétrica:
1- deligue a bateria.
2- no motor:
o fio vermelho é o que carrega (elé é mais grosso) vc vai ligar no único pino que vc vê ( deve ser B+)
o terra, vc aterra no parafuso terra do alternador (de fenda)
o fio que sobra, se não me engano é verde, é o da luz da bateria, tem que fazer um plug nele pra colocar no alternador (o meu eu tive que cortar e colocar uma garrinha), ok.
3- sob o banco traseiro:
tira tudo que é fio grosso vermelho e junta ( emenda e isola bem) são 3 pontas no total, no meu eu coloquei um parafuso com porca, bem pequeno e isolei, caso um dia eu voltasse ao dínamo ((acabou acontecendo))).
note que agora sobrou um fio verde que sai de um conduite preto (vem da frente do carro) e outro tb verde (que vem da traseira do carro). junte os fios verdes e isole. não sei pq, mas no meu um era verde e o outro azul.... corresponde a luz vermelha de carga no painel.
por fim, o marrom deve ser aterrado em algum lugar, pode ser direto na bateria ou o parafuso que prende a caixinha.
4-fim.
anote de onde saem os fios da caixinha antes de desmontar, caso tenha que voltar com o dínamo.
abraço.
Perfeito, isolei bem os fios abaixo do banco e rolo de boa!
ResponderExcluirParabéns pelo post, foi muito útil para mim.
ResponderExcluirmuiiiiiiito obrigado amigo! vc me salvou! tutorial simples e prático!
ResponderExcluirFiz conforme anunciado, não teve jeito. Testei a lâmpada estava boa... Não sei o que fazer!
ResponderExcluirshow parabens bem feito o tutorial !!!
ResponderExcluirVlw ótima dica simples e precisa..
ResponderExcluirVlw ótima dica simples e precisa..
ResponderExcluirtroqquei para alternador e agora não consigo colocar o carburador, ficou muito perto do coletor. Tem de trocar o coletor também?
ResponderExcluirtroqquei para alternador e agora não consigo colocar o carburador, ficou muito perto do coletor. Tem de trocar o coletor também?
ResponderExcluirE o fio de cor preta, onde fica?
ResponderExcluirotimo tutorial, mas aki porque vc voltou para dinamo rs?
ResponderExcluirColoquei um alternador de uno adabtado encima do dinamo ficou legal ta carregando sertinho so que quando desligo depois de uns 10 minutos a bateria ta sem carga o que pode ser.
ResponderExcluir