Em 1975, a Volkswagen lançou o Fusca
1300L que seria então a versão Luxo do até então Fusquinha 1300. Ficando
então a familia completa, o fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão
1500 e o super fuscão 1600 sendo assim referenciados até hoje. Mas quais
as diferenças do 1300L (luxo) e o 1300 (conhecido como standart ou
somente STD) ? Diferente de que muita gente acredita a motorização e
Caixa não tinham nenhuma diferença, sendo assim quando você vir algum
anuncio informando “motor 1300L” é apenas um engano do anunciante ou
então pura falta de conhecimento. As diferenças se resumiam em muitos
detalhes estéticos, um detalhe estrutural e a possibilidade de poder
escolher alguns opcionais de fábrica para a versão 1300L coisa que a
versão 1300 std não permitia. Basicamente o que a Volkswagen fez foi
criar um Fusca 1300 com alguns itens que só existiam no 1500. Muitos
Fuscas 1300 STD, eram vendidos para integrar frotas de empresas
particulares ou instuições públicas, visto que nesses casos o Luxo era
desnecessário e se acabavam economizando alguns cruzeiros comprando um
STD. Vejamos então as diferenças:
Fusca 1300L
No Fusca 1300L o padrão de frisos externos seguia igual ao Fusca 1500, frisos no estribo, nas laterais (de paralama a outro passando pela porta), nos vidros laterais, nas janelas, vigia traseira e parabrisa, friso no centro do porta malas (capô). Já nos fusquinhas, (1300 std) eles não possuiam os frisos dos estribos e o friso central do capô, os outros eram como no 1300L.
Piscas
Os Piscas dianteiros tinham a
mesma lente, porém as capas destes eram cromadas nos fuscas 1300L e
pintadas na cor do carro nos 1300 std.
Fusca 1300L
Lanternas
As lanternas do Fuscas1300L
seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna Pata de Cavalo com 3 lampadas (
seta, freio/lanterna, ré) as lanternas eram bicolores sendo a seta e
freio/lanterna na cor vermelha e a ré na cor branca. Já no Fusca 1300 as
lanternas seguiam o padrão do antigo fusca 1300 desde a década de 60,
com apenas seta e freio/lanterna e era totalmente vermelha.
Tampa do Motor
A
tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes, porém a
tampa do motor do fusca 1300L ficou aletada como no fuscão com 28
aletas.
Parachoque
Um
mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é considerada
luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os para-choques
vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.
Painel
No
interior a diferença é mais visivel, o Painel do Fusca 1300L vinha com
uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o
painel com a lata amostra na cor do carro.
Ainda
no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de combustível era
cromado nos Fuscas 1300L já nos STD´s os aros eram pintados na cor
cinza.
Interior 1300
Bancos
Embora
possuisem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha lá suas
diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas as
versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o tecido
do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior e sem
detalhes, como costura eletronica por exemplo. Então basicamente o que
sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos dos
STD do ano corrente.
Pivo / Embuchamento
Suspensão
Aqui
está na minha opinião a maior diferença entre os 1300L e os 1300, a
suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o seguinte o Fusca 1300L
ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão por Pivô, que é
realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por embuchamento dos
antigos fuscas. Como as suspensões são diferentes o Cabeçote (conhecido
também por Cabeça de porco) também é diferente entre os modelos, pois as
furações são diferentes.
Opcionais
Na versão 1300L existiam alguns opcionais que se podia escolher quando se encomendava um carro zero Km na concessionária, entre eles tecidos em cores diferentes para os bancos e portas. Acredito que em alguns anos mais a frente pode-se escolher um forro para o assoalho entre outras coisas. Além disso como os 1300L vinhão com suspensão a pivô , podia se escolher freio a disco na dianteira. O que é uma maravilha. Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas. Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca 1300 (Std).
X
Nenhum comentário:
Postar um comentário