Decodificando o chassi
- Localização da numeração do chassi e plaqueta de identificação.
Fusca 1200-1300-1500-1600
Chassi
gravado no túnel central, sob o assento traseiro. Plaqueta fixada no
compartimento da roda sobressalente, no interior do porta malas
Kombi 1220-1500-1600
Até
1982 o chassi era gravado no compartimento do motor, lado direito da
carroceria, próximo a bateria.Em 1975 modelo 1976, essa gravação passou a
ser feita na carroceria sob o assento dianteiro direito. Até o
ano/modelo 1963 plaqueta fixada no compartimento do motor , a direita
junto ao tanque de combustivél , do ano de 1964 até 1975 passou a ser
fixada ao lado direito da canaleta de ar no compartimento do motor e a
partir de 1976 fixada na parede divisória do salão atrás do encosto do
banco do motorista.
- Decifrando a codificação do chassi
Veículos
produzidos até ano/modelo 1961 - Fusca e Kombi 1200 Fusca 1200-
primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país
de origem: B = Brasil. O segundo módulo é composto por seis digitos
numéricos que identificam a sequência de produção : 000001 = Numeração
serial. Kombi 1200 - primeiro módulo composto por um digito alfabético
que identifia o país de origem: B = Brasil. O segundo módulo é composto
por sete digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
0000001 = Numeração serial.
Veículos
produzidos do ano/modelo 1962 a 1969 - Nesta etapa a codificação é
composta por três módulo com um total de oito dígitos. EX: B3000001
(número fictício) Primeiro módulo composto por um digito alfabético que
identifia o país de origem: B = Brasil Segundo módulo é composto por um
dígito numérico que identifica o ano de fabricação do veículo. 2 = 1962 3
= 1963 4 = 1964 5 = 1965 6 = 1966 7 = 1967 8 = 1968 9 = 1969 Terceiro
módulo é composto por seis dígitos numéricos que identificam a sequencia
de produção Até 1969 a decodificação do chassi não possui nenhum dígito
que identifique o modelo do veículo, para conhecimento segue período de
produção de cada versão: Fusca 1200 de 59 a 67 Fusca 1300 de 67 a 86
Sedam 1600 4 portas de 69 a 71 Kombi 1200 de 57 a 67 Kombi 1500 de 67 a
75
Veículos
produzidos do ano/modelo 1970 a 1982 - Nesta etapa a codificação do
chassi é composta por três módulos num total de oito dígitos EX:BP000001
(número fictício) Primeiro módulo composto por um digito alfabético que
identifia o país de origem: B = Brasil Segundo módulo é composto por um
dígito alfabético que identifica o modelo do veículo P= Fusca 1300 de
71 a 73 J= Fusca 1300 de 74 a Setembro de 79 O= Fusca 1300 de Outuubro
de 79 a Junho de 82 S= Fusca 1500 de Julho de 70 a Agosto de 75 Z= Fusca
1600 de Abril de 75 a Setembro de 80 D= Fusca 1600s de Agosto de 74 a
Abril de 75 B= Sedan 4pts 1600 de Agosto de 70 a Fevereiro de 71 H=
kombi 1500/1600 de 70 a Junho de 72 V= Variant de 70 a 77 W= Variant II
de NJovembro de 77 a Dezembro de 80 F= TL 1600 de Agosto de 70 a Agosto
de 75 I= TL 1600 4pts de Junho de 71 a Janeiro de 76 L= SP2 e SP1 de
Junho de 72 a 76 A= Brasilia de 73 a 81 X= Brasilia de Agosto de de 81 a
Março de 82 Q= Brasilia 4 pts de Setembro de 75 a Março de 82
1961...primeira ou segunda serie... Veja no seu velocimetro, o original
do 61 é VDO ou HORASA com ponteiro de acrilico, atras dele tem a data,
mes e ano, portanto o mes e ano do carro . . . 1º semestre = 1ª serie,
2º semestre = 2ª serie. Outra dica Algumas modificações para FUSCA
1961... chassi: B-031001 <- pisca lateral bananinha B-032135 (03/61)
<- câmbio 1ª seca B-056576 (12/61) <- braço articulado do capô
dianteiro
CAMBIOS VW
O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.
- Escalonamento:
Até 1978 - o escalonamento era o seguinte: 1ª - 3,80:1 2ª - 2,06:1 3ª - 1,32:1 4ª – 0,89:1
Após 1979
- a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível
de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.
- Relação de diferencial:
As
relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco
conjuntos. - 7 X 31 (4,43:1) - 7 X 36 (5,143:1) - 8 X 35 (4,375:1) - 8 X
33 (4,125:1) - 8 X 31 (3,875:1) O primeiro, 4,43:1 equipava os antigos
1200 até 1966 O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua
relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse
modelo. O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que
por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc. O
quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília,
pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força
dos 1500/1600. O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em
1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos
depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada
com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.
PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125
mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir
da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300
Standard
- Como identificar os câmbios VW
Os
câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas
letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita
da caixa de marchas. A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das
caixas de cambio VW BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 ) BL. - SP2 ( 8 X
31 ) BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 ) BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 ) PC - Variant II
( 8 X 33 ) PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 ) PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 ) PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )
Códigos dos MOTORES
BD-1600 GAS FUSCA
BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP
BJ - 1300 GAS FUSCA
BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA
BM - 1300 ALC GOL
BN - 1600 GAS BRASILIA
BP - 1600 ALC GOL SAVEIRO
BV - 1600 GAS VARIANT
BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP
BY - 1300 GAS GOL
BZ - 1600 GAS KOMBI
UF - 1600 GAS FUSCA
UG - 1600 GAS KOMBI
UJ - 1600 ALC FUSCA
UK - 1600 ALC KOMBI
- Motores acima de 90
UFA - 1600 GAS FUSCA
UJA - 1600 ALC FUSCA
UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT
- MAIS ANTIGOS ( 68 a 77 )
B-1200
BJ-1300
BF-1300
BH-1500
BB, BA, BD, BV,BZ, BG, BN -1600
BL-1700 ( SP 2 )
Fonte: Fuscapoços e Oficina ZL
muito útil as informações
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