quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dica do dia !

  A lei brasileira é bastante complexa quanto a utilização dos equipamentos de um carro. Todo motorista sabe que é preciso ascender os faróis quando escurece, mas você sabe quando se deve utilizar o pisca-alerta ? Luz alta é permitida na cidade? Veja algumas dicas que o F.F.A separou para você?
Lanternas
São as luzes do farol de menor intensidade e têm prevista na legislação o uso em, somente, dois casos: durante o dia, em caso de chuva ou neblina. Não servem para iluminar os caminhos durante a noite.
Setas e pisca-alerta
Toda vez que o motorista mudar de direção, para qualquer manobra, deve-se usar as setas. O pisca- alerta só pode ser ligado com o carro parado, caso contrário, as luzes podem confundir outros motoristas, especialmente em situações de baixa visibilidade, como chuva ou neblina.
Faróis auxiliares
São dois os tipos: os faróis de milha (para longo alcance) – e os de neblina. O modelo de milha tem alta potência e pode ser aceso com o farol alto, quando há pouco trânsito de veículos. O farol de neblina, no entanto, possui uma lâmpada de intensidade mais fraca e deve ser acionado juntamente com o farol baixo – sua principal função é iluminar as laterais da pista em condições de baixa luminosidade.
Faróis principais
São utilizados durante a noite. Mas em outras situações, como a passagem em túneis, mesmo que iluminados e durante o dia, o uso é obrigatório. O farol alto deve ser aceso quando o motorista estiver em uma via sem iluminação pública, sem que outro carro esteja trafegando no sentido contrário. Piscar a luza alta como pedido de ultrapassagem é permitido, ou para advertir perigo a frente.
As luzes de xenônio, a utilização é proibida pela legislação, a não ser que o carro já venha com o equipamento de fábrica, com a intensidade controlada.
Outros itens, como luzes da placa traseira, luz de ré e de freio devem estar com a manutenção sempre em dia. Fique atento: a falta desse tipo de iluminação pode acarretar em multas muito mais caras do que o preço desses equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário