Este modelo é um tanto inesperado e
desconhecido para muitos. A primeira vista parece um Split normal, mas
ao levantar a tampa percebe-se aque ali tem um motor bem diferente. Este
rarissimo exemplar esta equipado com um motor "Boxer a Diesel". Na
decada de 50, pós guerra, houve uma grande escasses de gasolina na
Europa alto preço muitas vezes inviabilizava seu consumo. Então houve a
idéia da VW de construir um prototipo do fusca com motor a Diesel. A
Tatra Motors, na década de 30 ja fabricava motores a ar movido a Diesel
com 2 cilindros. A VW fez testes com motores de 2 e 4 cilindros.
Mas o barulho infernal e a trepidação causada pelo motor em funcionamento era inviavel. Sem contar a fumaceira preta e fedorenta que saia do escape pela queima do Diesel. Logo este projeto foi abandonado e o unico Fusca que se tem registro com este motor funcionando, foi todo restaurado e esta em pleno funcionamento. Atualmente ele está exposto no museu da Porsche na Alemanha. Uma tentativa frustrada para alternativa para a gasolina mas a criação de um exemplar muito interessante e unico.
Mas o barulho infernal e a trepidação causada pelo motor em funcionamento era inviavel. Sem contar a fumaceira preta e fedorenta que saia do escape pela queima do Diesel. Logo este projeto foi abandonado e o unico Fusca que se tem registro com este motor funcionando, foi todo restaurado e esta em pleno funcionamento. Atualmente ele está exposto no museu da Porsche na Alemanha. Uma tentativa frustrada para alternativa para a gasolina mas a criação de um exemplar muito interessante e unico.
Fotos: www.autobild.de
Texto: www.paixaoporfusca.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário