Como opção esportiva para os jovens, o Volkswagen 1600 s, o Super
Fuscão, lançado em 74, já saiu envenenado de fábrica. Tem motor de linha
preparado com dupla carburação e um painel sofisticado composto de
conta-giros, medidor de temperatura do óleo, amperímetro e relógio de
horas, além dos marcadores comuns (velocímetro e medidor de gasolina). O
que mais surpreendeu, é o seu desempenho; em 16,5 segundos e
Super-Fuscão atinge 100 Km/h. Além disso, para um motor com esse
rendimento, o consumo 11,9 km/litro em velocidade constante de 80 Km/h é
elogiável.
Na parte mecânica, o sedã da Volkswagen, tem vários pontos em comum com o
Brasília, como o comando único movido por engrenagens e três mancais na
árvore de manivelas, e a relação de compressão do motor de 7,2:1. No
entanto, seu motor possui 5 HP a mais do que o da Brasília, o que lhe
permite velocidade máxima média de 135,6 Km/h.
Esse índice superior aos que foram alcançados com a Brasília e o VW
Sedan 1500 na mesma medição e condições semelhantes. Seu motor, com
deslocamento volumétrico de 1584 cc, possui boa elasticidade, como ficou
demonstrado no teste: acelerando de quarta marcha, a partir dos 40
Km/h, ele chegou a 100 Km/h em 25,7 segundos. O acabamento interno e o
conforto do Super-Fuscão são outro ponto que o distingue, de maneira
mais acentuada, dos sedãs da VW. O assoalho é forrado com carpete,
tornando - o mais confortável, e os bancos dianteiros, anatômicos, são
reclináveis até o nível dos assentos traseiros, permitindo maior número
de posições e melhor localização do motorista do que no Volks 1500.
Fonte: Clube Escarabajo
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