segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Refrigeração motor boxer


                                                                   Fonte: wwww.facavocemesmo.net

Como sabemos, o motor do Volkswagen é refrigerado a ar, sistema simples, eficiente e económico, que livra o motor de muitos quilos de peso, melhorando assim o fator “pêso-potência”, e eliminando os enguiços e cuidados a que está sujeito o sistema convencional.

Parte do calor não aproveitado é eliminado com os gazes de escapamento e outra parte é dissipada pelo arcabouço metálico do motor do automovel, principalmente através das paredes dos cilindros e dos cabeçotes, que são providas externamente de aletas, cuja finalidade é aumentar a superfície de irradiação. Os cilindros e cabeçotes são envolvidos por chapas de folha denominadas “camisas de ar”, que canalizam a corrente de ar forçada pela ventoinha para as partes mais aquecidas do motor. A ventoinha é montada no eixo do induzido do dínamo e se aloja em uma carcaça, dentro da qual se encontra também o radiador de óleo do sistema de lubrificação do motor. Também a carcaça da ventoinha é provida internamente de pequenas chapas deflectoras da corrente de ar.

Cuidados com o sistema — A única atenção requerida pelo sistema é o ajuste eventual da tensão da correia do dínamo, em cujo eixo se encontra montada a ventoinha. Esse ajuste se faz desmontando-se a metade externa da polia com a chave própria que vem com o estojo de ferramentas e acrescentando-se ou retirando-se as arruelas de ajuste entre as duas metades da polia. A metade interna da polia possui um entalhe, que serve para se firmar a mesma com uma chave de fenda. O ajuste está perfeito quando existe uma deflexão de 2 cm entre o ponto médio da cortêia entre as duas polias. Esta figura também indica as posições correta e incorretas da correia. Se se deseja aumentar a tensão, o que é mais comum, retiram-se as arruelas necessárias entre as duas metades da polia. Se se deseja diminuir’ a tensão, acresce-se o número adequado de arruelas. As arruelas de ajuste ficam guardadas na metade externa da polia.
A correia e o leito das polias do automovel devem se conservar limpos, isentos de qualquer traço de óleo ou de graxa.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Foto da Semana!


Conforme dito, toda semana um fusca diferente na capa do F.F.A, esse quem mandou foi o Gabriel Rocha, não fique de fora, mande voce tambem uma foto do seu para forumfuscaativo@gmail.com

Dica do dia !

  A lei brasileira é bastante complexa quanto a utilização dos equipamentos de um carro. Todo motorista sabe que é preciso ascender os faróis quando escurece, mas você sabe quando se deve utilizar o pisca-alerta ? Luz alta é permitida na cidade? Veja algumas dicas que o F.F.A separou para você?
Lanternas
São as luzes do farol de menor intensidade e têm prevista na legislação o uso em, somente, dois casos: durante o dia, em caso de chuva ou neblina. Não servem para iluminar os caminhos durante a noite.
Setas e pisca-alerta
Toda vez que o motorista mudar de direção, para qualquer manobra, deve-se usar as setas. O pisca- alerta só pode ser ligado com o carro parado, caso contrário, as luzes podem confundir outros motoristas, especialmente em situações de baixa visibilidade, como chuva ou neblina.
Faróis auxiliares
São dois os tipos: os faróis de milha (para longo alcance) – e os de neblina. O modelo de milha tem alta potência e pode ser aceso com o farol alto, quando há pouco trânsito de veículos. O farol de neblina, no entanto, possui uma lâmpada de intensidade mais fraca e deve ser acionado juntamente com o farol baixo – sua principal função é iluminar as laterais da pista em condições de baixa luminosidade.
Faróis principais
São utilizados durante a noite. Mas em outras situações, como a passagem em túneis, mesmo que iluminados e durante o dia, o uso é obrigatório. O farol alto deve ser aceso quando o motorista estiver em uma via sem iluminação pública, sem que outro carro esteja trafegando no sentido contrário. Piscar a luza alta como pedido de ultrapassagem é permitido, ou para advertir perigo a frente.
As luzes de xenônio, a utilização é proibida pela legislação, a não ser que o carro já venha com o equipamento de fábrica, com a intensidade controlada.
Outros itens, como luzes da placa traseira, luz de ré e de freio devem estar com a manutenção sempre em dia. Fique atento: a falta desse tipo de iluminação pode acarretar em multas muito mais caras do que o preço desses equipamentos.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Foto do dia !

Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o valor das coisas e não o seu preço.