terça-feira, 26 de março de 2013

Foto do dia

Originalidade

PADRÃO ORIGINAL DOS FUSCAS NACIONAIS

As cores das rodas de 5 furos (abertas e ventiladas) e de 4 furos.

ORIGINALIDADE

RODAS DE 5 FUROS (1200cc E 1300cc)

ATÉ 1961 e monocomaticos até 1962

Para as rodas de 5 furos fechadas
Aro: Branco Pérola L-87
Centro: mesma cor do veiculo
Para os que vinham com pneus faixa branca (luxo) o esquema de pintura é inverso:
Aro: mesma cor do veiculo
Centro: Branco Pérola L-87

Nos 1962 em diante as rodas são na cor cinza prata vw64
Calota: Símobo VW pintado de preto
Pneus: 5.60-15 Diagonais

OBS: - Em alguns modelos de 61 e 62 nas cores, AZUL PASTEL, VERDE TURQUESA, AZUL REAL, BRANCO PEROLA, os galões dos paralamas e as capas de estribos são na cor do carro, idem para os caninhos dos parachoques.

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Abaixo a Cor da Roda do Monocromático Azul Pastel e Verde Turquesa 1961 (Créditos: vicakavictor)



** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Branco Pérola L-87
** Caninhos e suporte dos Parachoques são na cor Branco Pérola L-87
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE

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DE 1962 A 1966 1ª SÉRIE

Para as rodas de 5 furos fechadas de 1962 a 1966 / 1ª
Aro: Cinza Prata VW 64
Calota: Símobo VW pintado de preto
Pneus: 5.60-15 Diagonais

Na foto abaixo da esquerda esta pintado em BRANCO PEROLA L87, e a da direita na cor correta CINZA PRATA VW64, somente para verem a diferença das cores

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** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Branco Pérola L-87
** Caninhos e suporte dos Parachoques são na cor :
Dos 1963 aos 1964 na cor
Cinza Prata VW 64
De 1965 até 1970 1ª serie na cor Preta
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE

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DE 1966 2ª SÉRIE ATÉ 1974 (1300cc)

Para as rodas de 5 furos ventiladas (abertas) 66 / 2ª até 74 (1300)
Aro: Cinza Prata VW 64.
Calota: Símobo VW não é pintado
Pneus: 5.60-15 Diagonais

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* Havia uma cor parecida com um amarelo palido, mas sem referencia ate agora VEJA MAIS ABAIXO NO DETALHE.

** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: **Branco Pérola L-87 - Cinza Prata**

1300 - 70 2ª SERIE EM DIANTE
** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Preto vinilico

** - Ainda em pesquisa pois existem estas duas cores, este tema já foi objeto de discussão neste fórum, aparentemente haviam as duas cores.
** Caninhos e suporte dos Parachoques são na cor Preta
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE

1967: Branco Pérola L-87
1968/1970 (1300): Cinza Prata   --  Parece que a cor é mais clara que a roda (Cinza Prata VW64)
1971 a 1974:Preto


107 (COLORGIN)
Cinza Prata 64
REF.: http://www.sulbrasileira.com.br/colorgin/auto.htm

[size=150]DETALHE: [/size]

[size=150]DE 1967 A 1974[/size]

EXISTIRAM TAMBEM RODAS (ORIGINAIS DE FABRICA) COM UMA COR AMARELO PALIDO, NÃO ACHEI NADA OFICIAL, MAS POR CONHECIMENTO, MEU E DE OUTROS AMIGOS, ALGUNS SEDANS DOS 69 EM DIANTE SAIRAM COM RODAS NESTA COR, AINDA ESTOU ATRAS DE MAIS INFORMAÇÕES:

AS FOTOS ABAIXO FORAM FORNECIDAS PELO AMIGO JEAN, E A PINTURA APESAR DE DESGASTADA É ORIGINAL . . .

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR:

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ABAIXO UM IMAGEM DE PROPAGANDA DA PROPRIA VW DO BRASIL, COM FOTO TIRADA NA PRÓPRIA FABRICA, EM UM FUSCA 69 COM ESTA MESMA COR DE RODAS:



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RODAS DE 4 FUROS

de 1970 2ª serie (1500cc) a 1986 / 1993 a 1996


Para as rodas de 4 furos de 70(2ªsérie-Fuscão) até 96 com ou sem calota
ATÉ 1974 COM CALOTA CHATA - EM 1975 A CALOTA ERA OPCIONAL DA SERIE.
DE 1975 PRA FRENTE, O PADRÃO ERA COPINHOS DE PLASTICO NA COR PRETA,
COPINHO NA COR ALUMINIO OPALESCENTE APENAS NA TL SPORT, BIZORRÃO, E AS PRIMEIRAS BRASILIAS
Aro: Aluminio Opalescente ou Aluminio uso geral, original p/ rodas vw cód 2166-combilaca.
Pneus: 5.60-15 Diagonais Até decada de 80,
De 1980 a 1986 Pneus Radiais 5.60-15, de 1993 a 1996 Pneus Radiais sem Câmera 165 SR15


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DETALHE: OS COPINHOS SÃO EM PLASTICO NA COR PRETA, MAS NA VERSÃO 75 1600S (BIZORRÃO) O MESMO SAIU COM RODAS ARO 14" (DE BRASILIA) E COPINHOS NA COR DA RODA (ALUMINIO OPALESCENTE)

AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM, AS RODAS ORIGINAIS COM COPINHOS AINDA POSSUIAM OS CAROÇOS PARA CALOTAS, AS RODAS ORIGINAIS TEM SEMPRE GRAVADA O ANO NO ARO, OS CAROÇOS COMEÇARAM A DESAPARECER DAS RODAS EM 1983 . . .



** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Preto
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE até 1975, em 1976 em diante os braços dos limpadores eram em PRETO VINILICO.

NO FUSCA 1600S (BIZORRÃO), NOS FUSCAS 1600, NO SÉRIE LOVE 84, AS RODAS ORIGINAIS SÃO AS 5Jx14H (ARO 14 - AS MESMAS DA BRASILIA) PINTADAS NA COR ALUMINIO OPALESCENTE E OS PNEUS SÃO 5.90-14.

NO SÉRIE ESPECIAL DE 1985 A COR DAS RODAS 5Jx14H É A MESMA DA CARROCERIA, OU SEJA VERDE CRISTALINO, AS RODAS VINHAM COM SOBRE AROS (ARINHOS), COM PNEUS 5.90-14.


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Fotos de uma roda original de 1973



Fotos de uma roda original de 1986



FUSCA 1984 SÉRIE LOVE - AZUL COPA
- TÓPICO RELACIONADO: http://www.fuscaforum.com/viewtopic.php?f=71&t=505

FUSCA SÉRIE ESPECIAL 1985 - VERDE CRISTALINO

- TOPICO RELACIONADO: http://www.fuscaforum.com/viewtopic.php?f=71&t=3542

MAIS DETALHES - Passados pelo amigo Maycon Correa
Aluminio uso geral. original p/ rodas vw cód 2166-Combilaca
Cinza Grafite(Brasilia LS) original p/ rodas vw 4357-Combilaca
Catalogo de 1990



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fonte: http://www.forumfuscabrasil.com

segunda-feira, 25 de março de 2013

Substituição do dinamo por Alternador

Esse é um pequeno tutorial feito pelo grande amigo Macedo que ensina a como substituir o dinamor por alternador.
 
Equipamento: chave de boca 10, chave de boca e L 13, chave de fendas comprida, se possivel, novas juntas da base do dínamo/alternador.

1- solte a porca que prende o dínamo a sua base (soltar a cinta), e afaste-a
2- solte os parafusos laterais da capelinha, em seguida, levante-a e chegue-a para o lado direito, de forma que a chave de fenda possa alcançar o parafuso (um dos 4 que prendem o dínamo na capelinha) que fica escondido atrás do carburador (caso seja carburação simples)
3- solte os 4 parafusos qu prendem o dínamo a capelinha
4- puxe o dínamo.
5- remova a base do dínamo
6- instale a base do alternador (se possivel, troque as juntas, ou vede com silicone)

para instalar o alternador, o processo é inverso.

elétrica:

1- deligue a bateria.
2- no motor:

o fio vermelho é o que carrega (elé é mais grosso) vc vai ligar no único pino que vc vê ( deve ser B+)

o terra, vc aterra no parafuso terra do alternador (de fenda)

o fio que sobra, se não me engano é verde, é o da luz da bateria, tem que fazer um plug nele pra colocar no alternador (o meu eu tive que cortar e colocar uma garrinha), ok.


3- sob o banco traseiro:

tira tudo que é fio grosso vermelho e junta ( emenda e isola bem) são 3 pontas no total, no meu eu coloquei um parafuso com porca, bem pequeno e isolei, caso um dia eu voltasse ao dínamo ((acabou acontecendo))).

note que agora sobrou um fio verde que sai de um conduite preto (vem da frente do carro) e outro tb verde (que vem da traseira do carro). junte os fios verdes e isole. não sei pq, mas no meu um era verde e o outro azul.... corresponde a luz vermelha de carga no painel.

por fim, o marrom deve ser aterrado em algum lugar, pode ser direto na bateria ou o parafuso que prende a caixinha.

4-fim.

anote de onde saem os fios da caixinha antes de desmontar, caso tenha que voltar com o dínamo.

abraço.

Que criatividade em Sr. Brito


O antigo é claro (:

quinta-feira, 21 de março de 2013

Belo texto

 
Eu Não faço ideia quem foi que escreveu esses texto. Porem me tornei fã do autor:

Não queira ter uma relação com seu carrão cheio de botões, reboque cromado para não puxar nada, flex powers, trios elétricos, fly by wire, e ABS igual à que eu tenho com os meus. Você vai perder. Meus carros têm nome, eu converso com eles e entendo o que se passa no seu coração. Ninguém olha para você nesse esquife filmado com vidros escuros como o breu. Para mim, todos olham e acenam. Se o seu carrão pifar no meio da rua, ou numa estrada no fim do mundo, ninguém vai parar para te ajudar. E se alguém se aproximar, você vai achar que é ladrão. Se um dos meus estancar no meio da avenida mais movimentada de São Paulo, vem um monte de gente para empurrar. E é o pai de um que teve um igual ao meu, o tio do outro que dirigia um táxi idêntico, a avó de um terceiro que ainda tem o seu guardado na garagem que só usa para ir à feira, e se eu não souber o que fazer para ele pegar de novo, alguém saberá. Meu kit de sobrevivência nas ruas é barato. Um joguinho de ferramentas, desses que se compram em camelôs, com uma chave de fenda, um alicate, algumas chaves de boca e um frasco com combustivel. Oh, que coisa mais primitiva, dirá você. OK. Tenha uma pane no seu carrão eletrônico para ver o que acontece. Nem tente abrir o capô. Você não sabe o que tem lá dentro. Cuidado, ele pode te engolir. Torça para o celular estar com o sinal pleno e chame um guincho, a seguradora, o papa. Sente e espere. Seu carrão só vai funcionar de novo quando conectarem um laptop nele. E prepare o talão de cheques. Os meus têm 60 anos ou mais, já passaram por muita coisa nessa vida, e quando saíram de uma concessionária, décadas atrás, estacionaram na garagem em forma de sonho realizado. Carro fazia parte da família, antigamente. Ah, mas o meu tem ar-condicionado, disqueteira e controle de tração, dirá você. Sim, mas você nunca terá o prazer de dirigir de vidros abertos e cotovelo para fora da janela, meu rádio toca as mesmas músicas, e não me faça rir com o seu controle de tração. Quantas vezes ele foi necessário? Além do mais, existe um negócio chamado prazer. Prazer de ter algo que lhe é caro e precioso, mesmo que não valha muita coisa. Carros iguais ao seu todo mundo tem. Vejo aos milhares todos os dias, e nenhum deles tem a cara do dono. Os meus têm. E quando eles quebram, eu mesmo conserto. E eles me agradecem andando de novo, fazendo com que as pessoas sorriam quando passam, fazendo barulho e soltando fumaça. ´´Não há nada como um automóvel que faça alguém sorrir.´´

Bancos e Forrações do Fusca


Quando se trata de forrações de bancos originais, as que acompanharam os modelos anteriores ao primeiro veículo produzido no Brasil são muito superiores em termos de acabamento e material utilizado, apesar do tecido do centro se parecer com o nosso já conhecido ¨pijaminha¨. Segundo alguns colecionadores tanto no Brasil, como no exterior, há notícias de bancos dos mais variados materiais, inclusive couro e das mais variadas tonalidades.


O tradicional ¨pijaminha¨


Banco ¨Gomo¨ - 1971, 1972 e 1973


Cordone - 1974, 1975 e início 1976.



Cordone Preto e Cinza - 1976



Cordone - Início 1976, 1977, 1978 e 1979.



Tecido Preto - 1978 e 1979.


Tecido Monocromático - 1978 e 1979.


Courvin Preto - 1980 a 1986


Interior Fusca Itamar

Foto do dia

terça-feira, 19 de março de 2013

Decodificando Códigos do Fusca

Decodificando o chassi

- Localização da numeração do chassi e plaqueta de identificação.

Fusca 1200-1300-1500-1600

Chassi gravado no túnel central, sob o assento traseiro. Plaqueta fixada no compartimento da roda sobressalente, no interior do porta malas

Kombi 1220-1500-1600

Até 1982 o chassi era gravado no compartimento do motor, lado direito da carroceria, próximo a bateria.Em 1975 modelo 1976, essa gravação passou a ser feita na carroceria sob o assento dianteiro direito. Até o ano/modelo 1963 plaqueta fixada no compartimento do motor , a direita junto ao tanque de combustivél , do ano de 1964 até 1975 passou a ser fixada ao lado direito da canaleta de ar no compartimento do motor e a partir de 1976 fixada na parede divisória do salão atrás do encosto do banco do motorista.

- Decifrando a codificação do chassi

Veículos produzidos até ano/modelo 1961 - Fusca e Kombi 1200 Fusca 1200- primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem: B = Brasil. O segundo módulo é composto por seis digitos numéricos que identificam a sequência de produção : 000001 = Numeração serial. Kombi 1200 - primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem: B = Brasil. O segundo módulo é composto por sete digitos numéricos que identificam a sequência de produção : 0000001 = Numeração serial.

Veículos produzidos do ano/modelo 1962 a 1969 - Nesta etapa a codificação é composta por três módulo com um total de oito dígitos. EX: B3000001 (número fictício) Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem: B = Brasil Segundo módulo é composto por um dígito numérico que identifica o ano de fabricação do veículo. 2 = 1962 3 = 1963 4 = 1964 5 = 1965 6 = 1966 7 = 1967 8 = 1968 9 = 1969 Terceiro módulo é composto por seis dígitos numéricos que identificam a sequencia de produção Até 1969 a decodificação do chassi não possui nenhum dígito que identifique o modelo do veículo, para conhecimento segue período de produção de cada versão: Fusca 1200 de 59 a 67 Fusca 1300 de 67 a 86 Sedam 1600 4 portas de 69 a 71 Kombi 1200 de 57 a 67 Kombi 1500 de 67 a 75

Veículos produzidos do ano/modelo 1970 a 1982 - Nesta etapa a codificação do chassi é composta por três módulos num total de oito dígitos EX:BP000001 (número fictício) Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem: B = Brasil Segundo módulo é composto por um dígito alfabético que identifica o modelo do veículo P= Fusca 1300 de 71 a 73 J= Fusca 1300 de 74 a Setembro de 79 O= Fusca 1300 de Outuubro de 79 a Junho de 82 S= Fusca 1500 de Julho de 70 a Agosto de 75 Z= Fusca 1600 de Abril de 75 a Setembro de 80 D= Fusca 1600s de Agosto de 74 a Abril de 75 B= Sedan 4pts 1600 de Agosto de 70 a Fevereiro de 71 H= kombi 1500/1600 de 70 a Junho de 72 V= Variant de 70 a 77 W= Variant II de NJovembro de 77 a Dezembro de 80 F= TL 1600 de Agosto de 70 a Agosto de 75 I= TL 1600 4pts de Junho de 71 a Janeiro de 76 L= SP2 e SP1 de Junho de 72 a 76 A= Brasilia de 73 a 81 X= Brasilia de Agosto de de 81 a Março de 82 Q= Brasilia 4 pts de Setembro de 75 a Março de 82 1961...primeira ou segunda serie... Veja no seu velocimetro, o original do 61 é VDO ou HORASA com ponteiro de acrilico, atras dele tem a data, mes e ano, portanto o mes e ano do carro . . . 1º semestre = 1ª serie, 2º semestre = 2ª serie. Outra dica Algumas modificações para FUSCA 1961... chassi: B-031001 <- pisca lateral bananinha B-032135 (03/61) <- câmbio 1ª seca B-056576 (12/61) <- braço articulado do capô dianteiro


CAMBIOS VW

O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.

- Escalonamento:

Até 1978 - o escalonamento era o seguinte: 1ª - 3,80:1 2ª - 2,06:1 3ª - 1,32:1 4ª – 0,89:1

Após 1979 - a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.

- Relação de diferencial:

As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos. - 7 X 31 (4,43:1) - 7 X 36 (5,143:1) - 8 X 35 (4,375:1) - 8 X 33 (4,125:1) - 8 X 31 (3,875:1) O primeiro, 4,43:1 equipava os antigos 1200 até 1966 O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo. O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc. O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600. O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar. PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard
- Como identificar os câmbios VW
Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas. A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 ) BL. - SP2 ( 8 X 31 ) BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 ) BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 ) BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 ) PC - Variant II ( 8 X 33 ) PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 ) PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 ) PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 ) PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 ) PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )


Códigos dos MOTORES

BD-1600 GAS FUSCA

BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP

BJ - 1300 GAS FUSCA

BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA

BM - 1300 ALC GOL

BN - 1600 GAS BRASILIA

BP - 1600 ALC GOL SAVEIRO

BV - 1600 GAS VARIANT

BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP

BY - 1300 GAS GOL

BZ - 1600 GAS KOMBI

UF - 1600 GAS FUSCA

UG - 1600 GAS KOMBI

UJ - 1600 ALC FUSCA

UK - 1600 ALC KOMBI

- Motores acima de 90

UFA - 1600 GAS FUSCA

UJA - 1600 ALC FUSCA

UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT

- MAIS ANTIGOS ( 68 a 77 )

B-1200

BJ-1300

BF-1300

BH-1500

BB, BA, BD, BV,BZ, BG, BN -1600

BL-1700 ( SP 2 )

Fonte: Fuscapoços e Oficina ZL